Tuesday 10 February 2009

Licença da TV



Era como se estivesse numa guerra de xícaras, pratos, pires, gritaria de chefes de cozinha e garçons e o pior mesmo era acordar 5.30 da manhã para chegar no trabalho as 7 horas. Sair de casa e meter a cara no frio era como se o vento cortasse o rosto e dilascerar-se toda a pele adiposa. E quando trabalho começava era um horror. Imaginem ter apenas 10min de folga e trabalhar até 11 da manhã sem parar de correr? Eu não aguentei nem 1 mês de trabalho. Pedi penico de plástico e a demissão foi aceita. Sai do hotel aliviado. Parti pra outra coisa. E novamente voltei trabalhar para uma agência de eventos. Mas essa era diferente. O lugares que eles mandavam eram fenomenais. Afinal, a única coisa que sabia fazer era garcon. Todo o meu conhecimento anterior do que tinha estudado na minha terra natal foi jogado dentro de um espécie de tambô de lixo virtual. A minha imensa sabedoria adquirida por longos anos de estudo e dedicação estava sendo desprezada e jogada dentro do lixo temporário, mas como tudo na vida tem um preço, eu resolve parar de me lamentar e bola pra frente. A agência de eventos era diferente. Os lugares que eles mandavam trabalhar eram fenomenais. Mas agora chega de falar de trabalho, né? No entanto, quero escrever e introduzir a esse blog, fatos, curiosidades e cotidiano que a grã-Bretanha ou mesmo Londres tem que diferencia dos demais países e cidades. Por exemplo, O canal britânico de TV, BBC não transmite comerciais e quem patrocina a programação é o telespectador. Por isso, em toda casa onde há um aparelho de TV, é obrigatório o pagamento de uma taxa anual de £126.50 (TV colorida) ou £42 (preto e branco). Como assim? Ainda existe tv preto e branco? Existe sim, podes crer! Uma patrulha de inspectores e detectores eletrônicos em carros equipados passam semanalmente nas ruas procurando infratores. Eles batem porta, fazem perguntas e se não tiver em dias, pagará um multa que chega até £1.000 . Eu mesmo fui vítima sem saber. Eu estava em casa quando ouvi batendo a porta. Era o inspetor. Eu não tive como comprovar na hora, pois a pessoa responsável não estava em casa. Mas como a maior parte dos orgãos britânicos, eles dão um prazo de 1 ou 2 semanas para tudo ser comprovado e regularizado. Sorte nossa, tudo estava sendo regularizado. E para rir tem essa estorinha engraçada que tem que ser levada a sério: Uma dona-de-casa que comprou a licença para TV branco e preto foi autuada usando TV colorida. Ela explicou ao inspetor que a TV era preto e branco, mas que se alguém esbarrasse nela, a TV passava a funcionar em cores. O inspetor pediu que ela ligasse a TV e a dona-de-casa foi logo dando um tapa na lateral do aparelho. Assim que surgiu a imagem em cores ela comentou: "Está vendo? Foi só esbarrar que vieram as cores, essa TV anda muito estranha". Foi processada por não ter a licença apropriada para o aparelho. Enfim, se quiser ter uma tv na grã-bretanha, além de pagar pela tv, vai ter que pagar pela energia gasta e pela licença anual em tê-la. Se você assiste muitas novelas e filmes me responda, qual país você escolhe para morar? o Brasil ou a Inglaterra?
E se um dia você realmente tiver coragem de vir passear ou morar na Inglaterra, o que você deverá saber de antimão ? Falarei sobre isso no próximo "post".
LET IT GO!
CHEERS!

No comments: