Monday 24 November 2008

O minúsculo quarto

Photo: Deptford

Tiny room

Era a hora de ir atrás do meu “lar doce lar” e não sabia que isso seria tão difícil para encontrar. Tive que passar 1 semana na casa do meu amigo. E disso, eu agradeço muito. Depois de incessante procura por moradia, eu vi a luz no fim do túnel, aliás, eu vi o faixo de luz no fim do “quarto”. Londres, por ser uma cidade com 7 milhões de habitantes, existe uma alta demanda de aluguéis. Proprietários e imobiliárias alugam para cidadãos desconhecidos, principalmente estudantes internacionais que dividem os quartos e salas dos apartamentos e casas por um preço exorbitante. Foi através do amigo do meu amigo que eu consegui finalmente a moradia que invés de chamar de “lar doce lar”, eu chamei de “quarto doce quarto”. É um prédio de 3 andares que no térreo, tem uma loja de eletrônicos.Fica no bairro de Deptford no sul de londres na zona 2.Os quartos são minúsculos que não sei como e milagrosamente, tinham colocado um cama, um pia com água quente, a metade de uma geladeira, um armário pequeno e um guarda-roupa do tamanho de uma caixa de sapato em pé. Parecia um quarto de brinquedo. Cada andar tem um banheiro e uma cozinha que são divididos por todos que moram nos quartos do andar. O meu quarto era o menor de todos(Prédio amarelo-claro, foto acima). Fica no 3° andar no meio do prédio. Em cima do quarto tem uma cúpula, tipo uma coroa que insistentemente tremia quando algum sopro de vento batia. Dava medo! O melhor do quarto era a vista para cidade. Eu conseguia ver os arranha-céus do bairro de Canary Wharf. Por ironia, era uma brasileira que morava antes e tinha deixado muita coisa no quarto, inclusive uma tv, um stéreo, e fitas cassettes com músicas brasileiras. A primeira vez que vi o quarto, eu não conseguia acreditar no tamanho, mas o preço falou mais forte. Era barato comparado aos outros que vi e tinha um detalhe muito importante: Eu ia morar sozinho. Não precisava dividir quarto com ninguém. A maioria das pessoas que chegam, dividem quartos. É a única maneira de pagar menos e economizar dinheiro até porque a maioria não tem condições de morar sozinho em uma casa. Algumas moram em “quitinettes”, mas é muito caro. Às vezes, os quartos são divididos por até quarto pessoas em 2 beliches. Imaginem a confusão e falta de privacidade com pessoas que você nunca viu na vida. O preço varia dependendo da área onde mora. Quanto mais perto do centro, mais caro fica. Para mim, até então, eu não estava preocupado com área, eu queria era um canto e pagar barato por ele. Os meus vizinhos de andar eram de nacionalidades bem diferentes. Parecia a torre de babel. Tinha um garota da Bulgária, um cara do Nepal, um casal de russos, um cara da Nigéria. Enfim, cada um deles na mais discreta ordem. Quando alguém estava cozinha, o outro não incomodava. A mesma coisa valia para o banheiro. Em Deptford, o acesso ao transporte é bem grande e variado. Do lado, tem a estação de “Deptford Bridge Station” onde passa o trem que não tem maquinista. Verdade pura! É operado por computadores. Os ônibus passam frequentemente para o centro da cidade. E logo à frente tem a estação “ New Cross Station” onde passam trêns que vão tanto para centro de Londres como cidades que ficam no sul da Inglaterra em direção a costa oceânica. Explorar a cidade nunca ficou tão fácil a partir do momento que você conhece como voltar para casa. Existem mapas para tudo. Não dá para ficar perdido. E caso você necessite perguntar algo à uma pessoa na rua, a maioria dos ingleses dirão a informação correta. Logo fui reconhecendo que o cotidiano de um inglês ou de qualquer outro cidadão que mora em Londres é puramente…




P.S.: Todos os episódios que até agora mencionei, aconteceram em 2001. Até então, tudo era diferente e mais fácil. As leis mudaram. O que eu conto aqui nesse blog foi a minha experiência e não significa que, hoje, qualquer pessoa que deseja e planeja viajar/morar fora do país, possa fazer exatamente o mesmo caminho. Como se diz, cada caso é um caso. Quem está vindo e tiver alguma dúvida, "feel free" para deixar a sua pergunta no e-mail: blogpedro@live.co.uk. e me adicionem no MSN. thanks folks!

3 comments:

Kel said...

Gostei Pedro o que escreveu em baixo, cada caso é um caso, ninguém pode se espelhar pela vida de outrém.Acredito que vc tenha sido um caso bem sucedido, afinal desde 2001, com certeza dificuldades existiram mas valeu a pena.Fiquei supresa pelo tamanho da população de Londres, achava que era muito menos. Onde estou morando tem 1 milhão e eu já acho grande,rs.

Um grande abraço

Raquel

Pedro said...

Oi kel

eu estou torcendo para que tudo dê em Calgary pra vocês. que encontrei pessoas do bem e que todos os objetivos sejem alcançados.
Pois é, Londres tem 7 milhões de pessoas! imagine o trêm ou metrô na hora do "pick"?
ainda bem que você está gostando da leitura.
boa sorte no trabalho!

Pedx

Adriano Queiroz said...

Morar só faz diferença.

Abraços.